Agricultura



O MANUSEAMENTO DE PESTICIDA


Produto químico usado para controlar pragas e doenças são muito tóxicos e uso descuidado pode resultar em doença ou mesmo morte. Químico usado para matar ervas daninhas também são muito perigosos. Os acidentes mais graves ocorrem quando as pessoas bebem químico líquido por engano. Os agricultores perderam o seu gado ou a totalidade da colheita devido ao mau uso ou uso incorrecto de produtos químicos. Eles também devem saber que diferentes produtos químicos são usados para casos diferentes. Por conseguinte, devem sempre procurar aconselhamento sobre o problema e quais pesticidas de usar.Todos devem saber que os pesticidas são bastante diferentes dos medicamentos de uso humano e nunca deve ser usado para tratar qualquer doença.

TIPOS DE PESTICIDAS
Abaixo está uma classificação destes de acordo com seus usos:

1. Insecticidas

Estes são produtos químicos utilizados para matar diferentes tipos de insectos. Eles poderiam ser agrícolas ou mesmo do agregado familiar. Esses insctos que incluem moscas, lagartas, folha de mineiros, tripes, pulgões, piolhos, mosquitos, etc.
Alguns dos insecticidas são fentião, DDT, Malathion, Aldrin e Dieldrin.

2. Fungicidas

Estes produtos químicos são usados ​​na agricultura para o controle de doenças nas culturas. Estes incluem as misturas de cobre e de enxofre.

3. Herbicidas

Estes produtos químicos são usados ​​para matar ervas daninhas, mas não matam as culturas. Eles são particularmente úteis onde a mão e capina mecanizada seria difícil por exemplo em grandes campos de trigo, algodão ou de cana e em plantações de chá, café, citrinos, onde escavação pesada pode danificar raízes superficiais e causam doenças. Em pequenas propriedades o agricultor pode fazer capina manual, a menos que ele é curta do trabalho na capina tempo. Alguns exemplos de herbicidas são Paraquat, propanil, diquat, Dalapão, Atrazina.

4. Nematicidas
Estes produtos químicos são usados para matar nematóides. Eles são geralmente aplicados como fumigantes do solo. Alguns exemplos são DD, DBCP, Nemagon

5. Acariciadas

Estes são medicamentos empregados para o controle de carrapato em animais domésticos. Eles são geralmente usados em mergulhos ou por vezes utilizado para a pulverização a mão. Eles incluem cabaryl, cloro e fenvinphos e Dioxatião.

6.Rodenticidas

Estes são utilizados para matar roedores, ratos e camundongos, tanto em casas e nas lojas de grãos.




“COMO É QUE O ENVENENAMENTO OCORRE”

Todos os produtos químicos se não for usado correctamente poderá causar envenenamento. Envenenamento por pesticidas pode ocorrer através de:

Contacto: que é através da pele e os olhos.

Boca: engolir.

Nariz: através de inalação.

PENETRAÇÃO NA PELE:

A pele funciona como um protector para as partes internas do corpo, mas há algumas partículas que podem passar facilmente esta barreira. Os pesticidas podem também ser absorvidos através da pele quando entra em contacto com eles. O envenenamento da pele pode ocorrer através do contato com roupas contaminadas ou até mesmo através dos olhos.

ENVENENAMENTO ATRAVÉS DA BOCA

Isto é a via mais comum de intoxicação nos seres humanos. Nos animais a intoxicação podem beber os pesticidas por erro ou intencionalmente nos bebedouros. O Envenenamento através da boca pode ser extremamente grave. Um exemplo em que os seres humanos podem ser envenenado é um caso em que uma mãe, no momento da amamentação, ter a pele, seios, roupas, contaminada com pesticida, etc

COMO ISSO ACONTECE?
Algumas pessoas não sabem misturar produtos químicos para a medida correta, nem eles usam roupas de proteção no momento da pulverização. E também não procuram conselhos junto dos técnicos para o uso adequado dos produtos químicos.
Há casos em que os produtos químicos são guardados em garrafas de bebidas ou garrafas de refrigerante de onde alguém pode bebe-los por engano.
Ao pulverizar pragas no agregado familiar, existem casos de pulverização directamente sobre alimentos ou utensílios que serão então utilizados sem os lavar.

Intoxicação também ocorre quando os vegetais são comprados no mercado e, são cozidos no próprio dia, após a pulverização.