domingo, 17 de julho de 2016

Sona Jobarteh - Mamamuso








SONA JOBARTEH- KORA

 (GÂMBIA)
   "OS GRIOTS"
 
Os griots, são pessoas que tinham o compromisso de preservar e transmitir histórias, factos históricos e os conhecimentos e as canções de seu povo. Existem os griots músicos e os griots contadores de histórias. Eles ensinavam a arte, o conhecimento de plantas, tradições, histórias e davam conselhos aos jovens príncipes. Vivem hoje em muitos lugares da África Ocidental, incluindo Mali, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conakri, Senegal, e estão presentes entre os povos Mandê ou Mandingas (Mandinka, Malinké, Bambara, etc.), Fulɓe (Fula), Hausa, Songhai, Tukulóor, Wolof, Serer, Mossi, Dagomba, árabes da Mauritânia e muitos outros povos. Além disso são eles os responsáveis por transmitir a tradição e a cultura.

 MAMAMUSO
(QUER DIZER MÃE MULHER EM MANDINGA)

Música dedicada à todas as mães/mulheres Africanas do mundo. Para quem não sabe falar Mandinga é melhor contentar com a melodia. Mas o tema em si está para além da melodia. É uma música transcendental. Caros associados e não só desfrutem. Porque temos que conhecer e divulgar as músicas tradicionais Africanas.

A Sona Jobarteh, nasceu em 1983 em Londres e estudou no Royal College of Music. Talvez será a única mulher Africana que toca KORA. Ela é oriunda de uma família de GRIOT da Gâmbia. Canta em MANDINGA, idioma muito falada em maioria dos países da África Ocidental. Metade da população da Gâmbia são oriundos da Guiné-Bissau. Fundou uma escola do KORA, onde as crianças aprendem a tocar Kora e tambor. Cujo objectivo é resgatar e divulgar os valores culturais Africanas.