Saúde

«TERRA SANTA» UMA EQUIPA MÉDICA ESPANHOLA ESTÁ NO HOSPITAL REGIONAL DE MANSOA


Neste Sábado passado, dia 24 de setembro chegou em Mansoa uma Equipa médica espanhola para intervenções cirúrgicas no Hospital Regional de Mansoa. 

Num total de sete pessoas, quatro mulheres e dois homens. Com duração de três semanas as mulheres e crianças da Guiné Bissau em especial da região de Oio irão beneficiar de diferentes intervenções cirúrgicas em diferentes patologias. 

Já nesta segunda feira 26 de corrente, os técnicos de Hospital de Mansoa composta de Director Clínico e o anestético irão para Hospital pediátrico São José de Bor a fim de conhecer mais de perto como trabalha essa equipa medica espanhola. Quem sabe para mais tarde elaborar em conjunto uma parceria entre hospitais de Bor e de Mansoa. 

Durante três semanas não só as crianças e mulheres irão beneficiar de intervenções cirúrgicas mas próprios técnicos, enfermeiros e médicos guineenses de hospital de Mansoa beneficiarão de formações e reciclagem. 

A Diocese de Bissau preocupada com a vulnerabilidade das crianças e mulheres não quer deixar de lado essa oportunidade aproveita desta para agradecer a equipa médica espanhola que veio voluntariamente trabalhar para minimizar o sofrimento desse povo. Cabe as autoridades deste país em particular o Governo Regional apoiar a iniciativa. "Si bu na bulidu Kosta Buli barriga". 

O Hospital de Mansoa tem muitas dificuldades por isso quem pode ajudar do seu jeito que a faça sem reservas. 

As fotografias ilustram os diferentes momentos de visita desde a chegada no hospital onde a equipa foi recebida pelo Director do hospital, Director Clínico, Director da maternidade, Enfermeiro Chefe e todo pessoal de Hospital. Em representação da Diocese de Bissau veio a Senhora Giuseppina e Pe BANHAL. 
O pároco de Mansoa Francelino Antonio NHAGA e seu vigário Augusto Mutna Tamba acompanharam a comitiva.
Conosaba  com Augusto Mutna Tamba
Fotos de vigário Augusto Mutna Tamba








ESPANHÓIS EM AÇÃO NO HOSPITAL REGIONAL DE MANSOA (TERRA SANTA)


No Hospital Regional de Mansoa foram operadas cinco crianças de 7 a 15 anos de idade que padeciam de hérnias inguinais e hérnias umbilicais.


Após a primeira intervenção que durou cerca de cinquenta minutos, feito pelo Dr José Pradido com assistências da Enfermeira Marta (espanhóis), Dr Campos Té, as anestesistas Dra Paula Baio e Enfermeira Acelma Baquilã.
Ao sair da sala, após as intervenções cirúrgicas o Coordenador da equipa médica DR Domingos CORTON, disse estar feliz por estar novamente na Guiné Bissau, mas sobretudo de poder ajudar os irmãos. Segundo ele, essa missão no hospital de Mansoa, é não só fazer intervenções, mas ensinar como fazer outras futuras intervenções cirúrgicas tais como hérnias e sequelas de queimaduras que ainda restam para fazerem nos dias a seguir.
Umas das mães dos pacientes, não perdeu a ocasião para agradecer a Diocese de Bissau, Missão católica de Mansoa, por facilitar essa parceria que trouxe um balão de oxigénio aos citadinos de Mansoa e as crianças sofredoras. Os médicos Maurício Barros e Dam Zola Nangomdé, director clínico do Hospital, prometem fazer tudo para que essa parceria não morra, por isso apelam a todo o pessoal do hospital de aproveitarem no máximo e que essa ocasião não seja desperdiçada porque o saber além de não ocupar o espaço não tem idade nem categoria. Aprender nunca é demais.
Próximas intervenções ficaram marcadas para próxima sexta feira dia 7 de Outubro do ano em curso.
Conosaba com Padre Augusto Mutna Tamba