História



CARACTERIZAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU


  Países limítrofes


A República da Guiné-Bissau fica situada na Costa Ocidental de África estando delimitada a norte pelo Senegal, a este e sudeste pela Guine-Conakry e a sul e a oeste pelo Oceano Atlântico.



O território que constitui o país pode ser subdividido em duas componentes distintas: território continental e território insular, este constituído por mais de 90 ilhas e denominado Arquipélago dos Bijagós (sendo 20 delas habitadas).



   Superfície



A superfície total do país é de 36,125 km 2 (superior à Bélgica), pertencendo 1,500 km2 ao Arquipélago dos Bijagós.

A delimitar a zona continental existem 724 km de fronteira: 386 km com a Guiné-Conakri e 338 km com o Senegal. O país tem uma linha de costa com 350 km, além de contar com 90 ilhas.



Total: 36,125 km 2
ÁGUA: 8,125  km 2
solo: 28,000  km 2





Regiões :  
       

Administrativamente, a Guiné-Bissau está dividida em três “Províncias” principais – Norte, Este, Sul e um sector autónomo – Bissau. Cada província é dividida em regiões, que são subdivididas em secções.



As regiões são as seguintes: Bissau/Sector Autónomo (a capital é Bissau), Cachéu (Cachéu), Bafatá (Bafatá), Gabú (Gabú), Tombali (Catió), Quinara (Buba), Oio (Farim), Bolama/Bijagós (Bolama) e Biombo (Quinhamel).












Região de Oio



A Região de Oio fica situada no Norte da Guiné-Bissau, fazendo fronteira com as Regiões de Bafata, Biombo, Cacheu e Quinara. Tem uma superfície de 5.403 Km2 e uma população de 179.047 habitantes.


A capital da Região é Farim


Os sectores que compõem a Região de Oio são:


Bissorã
População em 2004: 50.774 habitantes
Farim
População em 2004: 41.842 habitantes
Mansabá
População em 2004: 32.122 habitantes
Mansôa
 População em 2004: 33.548 habitantes
Nhacra
População em 2004: 20.761 habitantes


MANSOA

A Cidade de Mansoa fica situada a 60 km da capital Bissau e tem 8.399 habitantes. E outrora era uma cidade próspera e banhada pelo rio do mesmo nome. Tem uma superfície de 1.042 km2 e uma densidade populacional de 46.046 habitantes e sendo 22.445 masculinos e 23.601 femininos. O sector de Mansoa tem 11 Secções sendo uma administrativa e 186 povoações ou seja tabancas. É um sector com uma enorme potencialidade no sector agro – pecuária, florestal e de produção de produtos agrícolas.

O gado caprino e bovino são os melhores da região do Oio. O rio Mansoa que dá nome a cidade é muito rico em peixes. Mansoa deriva da palavra “Mansoncas e Balantas”

Mansoa tem um clube (Futebol Clube os Balantas de Mansoa) que no passado recente, levou a cidade a ficar conhecida nos quatro cantos do mundo. E exportou muitos jogadores para África e Europa. Finalmente, os Mansoenses que se encontram na Diáspora resolveram criar uma Associação com o objectivo de recuperar a nossa bela cidade que era Mansoa rumo ao desenvolvimento.





 Principais cidades



A capital do país é Bissau. Existem outras cidades importantes como Bafatá, Gabú (antiga Nova Lamego), Mansoa, Catió, Canchungo (antiga Teixeira Pinto) e Bolama (Arquipélago dos Bijagós).



 Relevo



A porção continental do território da Guiné-Bissau caracteriza-se por ser uma região semi-pantanosa em virtude das dificuldades de drenagem das águas. Possui planícies baixas com largas aberturas em forma de estuário e uma zona interior planáltica pouco elevada. Da região interior planáltica podem distinguir-se duas zonas de transição mal definidas que conduzem a dois pequenos planaltos – o de Bafatá e o de Gabú; e a zona de colinas onde se registam as maiores altitudes do País – cerca de 300 metros – na região do Boé.

Na Guiné-Bissau encontram-se os melhores e os piores solos da África Ocidental. Os melhores situam-se na região dos rios e são constituídos por vasos e areias, contendo grande quantidade de matérias orgânicas. Os piores correspondem às couraças ferruginosas inertes do Boé. As colinas de grés do Boé, muito antigas, encontram-se recobertas por sedimento duro e constituem o prolongamento do maciço do Futa-Djalon.

As marés assumem uma importância decisiva no sistema hidrográfico e na própria economia da Guiné-Bissau. A amplitude das marés atinge na Guiné-Bissau, bem como na vizinha Guiné-Conakri, os valores mais elevados de toda a África Ocidental.

Este fenómeno observa-se com especial relevo na maior parte de todas as rias, atingindo a maior amplitude, cerca de sete metros na ria de Bissau. A penetração das marés para o interior e a existência das rias desempenham uma importância vital no sistema de transportes da Guiné por permitirem, em muitos locais, a navegação de navios de longo curso e, para além dos limites destes, a navegação de lanchas.



 Rios



Numerosos rios percorrem o território guineense, destacando-se nomeadamente o Cacheu, o Mansoa e o Geba por serem os principais e constituírem a melhor via de penetração no interior.



Clima



O clima da Guiné-Bissau, fundamentalmente do tipo “tropical -húmido”, resulta da sua própria localização geográfica. Distinguem-se duas estações anuais: a seca, que vai de Dezembro a Abril e durante a qual chove ocasionalmente e a das chuvas que se prolonga de meados de Junho aos fins de Outubro, princípios de Novembro. Os meses de Novembro e de Maio são meses de transição.



As temperaturas são, em geral, elevadas durante todo o ano. Com a estação das chuvas, as temperaturas são mais elevadas (20ºC – 38ºC) e com a estação seca, as temperaturas são mais baixas (15ºC – 33ºC). O período de maior pluviosidade situa-se entre Julho e Setembro, sendo Abril o mês mais quente e Janeiro o de temperaturas menos elevadas.



  Música e danças

Cada grupo étnico tem a sua própria música e o seu próprio estilo de dança. Há estilos diferentes e diversos tais como: gumbé, tina, cussundé-afro broxa, tchin-tchin, cabaz garandi, etc.



Língua oficial



A língua oficial é o português, que é falado por cerca de 11% da população. O crioulo é a língua franca, sendo utilizado por cerca de 44% da população. Falam-se igualmente várias línguas do grupo de línguas sudanesas que integram o ramo das línguas negro africanas, sendo as mais faladas: o Balanta (unke, contoi, betxá, benaga, becanja); o Fula ou Pular; o Manjaco; Papel; Brame ou Mancanha; e o Mande (tan, fon).

A língua portuguesa é utilizada nos documentos oficiais, nas cerimónias públicas, nos meios de comunicação e no ensino. Contudo, na vida quotidiana, é através do crioulo que se processam quase todas as relações sociais económicas e políticas. O francês e o inglês são utilizados pelos homens de negócios.







 Religião



O animismo (religião tradicional) é a religião predominante (60%) e centra-se no culto dos antepassados, das forças físicas e na feitiçaria.

A religião muçulmana cobre 35% da população e os católicos romanos representam 15% da população, incluindo uma percentagem significativa de animistas.



 Festa nacional



A Festa Nacional é o dia 24 de Setembro, Dia da Independência.